Configurando uma rede doméstica no Windows XP (cabeada)

Apesar do lançamento do Windows Vista, o XP é e poderá continuar sendo por mais algum tempo, o sistema padrão para os usuários da plataforma. Venho, portanto, através deste artigo, ensinar como configurar uma rede rapidamente no XP, seja para compartilhar arquivos ou a conexão com a Internet.


Para montar uma rede cabeada, você precisará de cabos de par trançado, como era de se supor. Eles podem ser comprados numa loja de informática já prontos para uso, mas nada impede que você mesmo os crimpe, por vontade própria, ou caso seja necessário. Abaixo segue o padrão T568B para a crimpagem:


Imagem extraía de guiadohardware.net

Este padrão deve ser utilizado para interligar os micros a um hub ou swich. Para ligar duas placas de rede diretamente, utiliza-se um cabo cross-over (cruzado na ponta). Em uma das pontas você deverá usar a especificação abaixo e na outra ponta deve ser mantido o padrão apresentado na figura anterior.



Imagem extraía de guiadohardware.net

Para uma rede de apenas dois micros, o melhor custo/benefício seria mesmo a utilização de um cabo cross-over, interligando as duas interfaces de rede diretamente mas, para compartilhar a conexão com a Internet, seria necessário uma segunda placa em um dos micros. Veja como seria a estrutura sem a utilização de um hub/switch:



Para três ou mais micros será necessário um hub, ou um switch. Veja a estrutura:



A primeira etapa está concluída, que é a ligação física. Agora vem a configuração dos endereços para que os micros "conversem" entre si. A configuração da rede no Windows XP fica em "Painel de Controle > Conexões de rede". Clique com o botão direito no ícone "Conexão local" e, em seguida, escolha a opção "Propriedades". Escolha o item "Protocolo TCP/IP" e acesse suas propriedades.

Você irá se deparar com duas opções, que são: "Obter um endereço IP automaticamente" e "Usar o seguinte Endereço IP:". A primeira configura o micro para receber um IP atribuído por um servidor DHCP, que esteja disponível na rede, podendo ser o próprio modem ADSL (roteador), com serviço DHCP ativo. A segunda opção permite configurar um endereço IP fixo, independente do servidor DHCP, como em:



Para esta opção é necessário fornecer juntamente a máscara de sub-rede. O campo "Gateway padrão" deve ser preenchido com o IP do servidor de conexão que, como citado, pode ser um micro com duas interfaces de rede ou o modem, configurado como roteador, e ligado ao switch da rede.

Os endereços dos servidores DNS primário e secundário do provedor de acesso, precisam ser informados ao optar por IP fixo. Caso não os saiba, existe uma maneira simples de identificá-los. Abra o prompt de comando de um micro já conectado à Internet, através de seu provedor, e entre com o comando:

ipconfig /all

Este comando exibe na tela informações das configurações IP de forma detalhada, informando o IP, a máscara de sub-rede e o gateway padrão, além, é claro, dos servidores DNS. Os resultados obtidos são similares aos mostrados abaixo:


Endereço físico . . . . . . . . . . : 00-11-D8-76-59-2E
DHCP ativado. . . . . . . . . . . . : Sim
Configuração automática ativada . . : Sim
Endereço IP . . . . . . . . . . . . : 192.168.1.2
Máscara de sub-rede . . . . . . . . : 255.255.255.0
Gateway padrão. . . . . . . . . . . : 192.168.1.1
Servidor DHCP . . . . . . . . . . . : 192.168.1.1
Servidores DNS. . . . . . . . . . . : 200.204.0.10
200.204.0.138

Se a sua intenção for também a de compartilhar arquivos, lembre-se de ativar as opções "Cliente para redes Microsoft" e "Compartilhamento de arquivos e impressoras para redes Microsoft", ainda nas propriedades da conexão local.

Também será necessário colocar todas as máquinas no mesmo grupo de trabalho, acessando as propriedades de "Meu Computador" (SHIFT + Pause Break) e clicando na guia "Nome do computador".



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bebê é salvo duas vezes pelo mesmo homem

A melhor do Joãozinho

O professor!!